Cadastre-se no mailing e receba promoções exclusivas, agenda de eventos e lançamentos do universo de Charutos.
FALE CONOSCO: thomas@tziemer.com | Jardins - SP. Brasil. FOLLOW ME: @tziemer
Todos os direitos reservados para Thomas Ziemer. Desenvolvimento por @mecomunica.mkt contato@m3comunica.com - São Paulo / SP. Brasil.

Passo a passo do Legítimo Spaghetti alla Carbonara

Uma receita prática, fácil e saborosa para reunir os amigos.

Uma das minhas paixões que transformou-se em profissão é a Gastronomia. Há alguns anos atuo como Private Chef em eventos pequenos e exclusivos. Nestes eventos o Chef precisa ser muito criativo e observador, pois é necessário prestar atenção aos mínimos detalhes de cada convidado para que todos os pratos executados agradem aos presentes.

Uma receita clássica que, apesar da simplicidade, é sucesso garantido é o Spaghetti alla Carbonara. Ingredientes simples e preparo rápido são fortes características, porém resolvi dividir com vocês alguns truques que garantem a perfeita execução desta receita.

Antes de começar o passo a passo, uma pergunta: você sabe a origem desta receita? A história desta receita italiana tem diversas lendas, mas vou contar a que eu mais gosto: a palavra Carbonara deriva de Carbone, que significa carvão em italiano. Uma das teorias conta que o prato ficou popularmente conhecido após a 2ª Guerra Mundial, onde muitos italianos comiam toucinhos e ovos fornecidos por tropas norte-americanas, tornando-se popular por todas as tropas estacionadas na Itália. Quando regressaram para suas casas, os soldados tornaram a receita popular nos Estados Unidos. Uma receita quase centenária que continua fazendo sucesso nas mesas - mas preste atenção aos ingredientes e truques de execução para reproduzir a verdadeira receita.

 

INGREDIENTES (Porção p/ 4 pessoas):

* 300 gr. de Guanciale (bochecha de porco curada);

* 300 gr. Queijo Pecorino Romano;

* 5 ovos;

* 400 gr. de spaghetti (dê preferência ao spaghetti trafilati al bronzo - massa com pequenas ranhuras que ajudam a penetrar o molho);

* 1 col. chá pimenta do reino moída na hora;

 

Modo de Preparo (aproximadamente 20 minutos):

* Corte o guanciale em finas fatias para facilitar a retirada do couro. Corte em cubos pequenos.

 * Em um bowl, bata os 5 ovos inteiros utilizando um fuet. Após formar espuma nos ovos, agregue a pimenta do reino e misture. Com um ralador de furos pequenos, rale o queijo Pecorino Romano aos ovos e vá misturando até formar um molho espesso. Reserve.

 * Em uma panela fria com fogo baixo, frite o guanciale (não é necessário óleo). Refogue até a gordura derreter e formar um líquido na panela. Aumente a temperatura para fogo médio até o guanciale começar a ficar crocante. Após crocante, com a ajuda de uma peneira, separe o guanciale do óleo e reserve.

 * Em uma panela grande com água fervendo, adicione uma pitada de sal e cozinhe a massa até ficar al dente (aproximadamente 9 minutos - pode variar de acordo com a marca). Escorra a massa e encorpore em um bowl com a gordura separada do guanciale. Misture bem e agregue a mistura de ovos, queijo e pimenta. Depois de bem misturado, agregue o guanciale crocante. Sirva imediatamente em pratos pré-aquecidos.

 * Uma dica para esquentar os pratos é utilizar a água fervente da panela de massa para aquecer os pratos de serviço. Ou pode colocá-los no microondas.

* Para facilitar a montagem do prato, utilize uma concha e pegador para ajudar no momento de servir a massa nos pratos - isto ajuda a manter padrão nas porções além de a montagem ficar centralizada.

 * Para finalizar, rale na hora mais um pouco de Queijo Pecorino, pimenta do reino e alguns crocantes de guanciale.

 *Sirva imediatamente os convidados para que a execução seja perfeita. O aroma vai deixá-los famintos!

 * Para harmonizar este prato, optei por um vinho branco com alta acidez. O belíssimo Dettori Bianco 100% Uva Vermentino Safra 2013, de produção natural. Este vinho, por ter um contato maior com o mosto, resulta numa estrutura inacreditável para vinho branco, harmonizando perfeitamente com a gordura do guanciale, o salgado do queijo e a cremosidade dos ovos - limpando o paladar a cada gole com sua alta acidez.

O Vinho comprei na Decanter (SP) por R$ 220,00.

 Bom Apetite!

 

 

 

 

 

Curtir
Please reload

Posts Recentes

November 1, 2019

September 8, 2019

July 31, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload