Cadastre-se no mailing e receba promoções exclusivas, agenda de eventos e lançamentos do universo de Charutos.
FALE CONOSCO: thomas@tziemer.com | Jardins - SP. Brasil. FOLLOW ME: @tziemer
Todos os direitos reservados para Thomas Ziemer. Desenvolvimento por @mecomunica.mkt contato@m3comunica.com - São Paulo / SP. Brasil.

Noite de Estrelas: 6 Anos do Trindade reúne Chefs de renome internacional

Eu tive a honra de ser convidado a participar da execução do jantar que reuniu estrelas da Gastronomia Brasileira em Belo Horizonte.

A noite de ontem, 8 de Maio de 2017, marcou a cidade de Belo Horizonte com alta gastronomia. Em comemoração aos 6 Anos (de sucesso) do Restaurante Trindade, um time de renomados Chefs foi convidado a executar o menu comemorativo, e eu tive a honra de ser um destes convidados.

O anfitrião, Fred Trindade, comanda o Restaurante Trindade, premiado com uma estrela no Guia 4 Rodas e integrante do ranking dos 50 Melhores restaurantes do país, além de já ter participado de diversos eventos de renome internacionais.

A aclamada gaúcha Roberta Sudbrack, entre muitos destaques, foi eleita a melhor Chef Mulher da América Latina pela revista britânica Restaurant, muitos prêmios nacionais e a primeira mulher a comandar a cozinha do Palácio do Alvorada, executando ao decorrer de 7 anos banquetes para nobres, presidências internacionais e artistas.

Com esta equipe comandada por mestres da gastronomia, vamos ao Menu Comemorativo! Foram servidos 7 passos com coparticipação dos Chefs da Noite, que garantiu lotação máxima na casa!

Para iniciar, um Couvert composto por delícias mineiras: brioche artesanal tostado na chapa e pão de queijo, servidos com azeite Oliq e manteiga do Luciano da Canastra. Combinação deliciosa de produtos mineiros para dar boas-vindas aos convidados.

 

O quiabo, ingrediente muito valorizado pela Chef Roberta Sudbrack, ganhou versão crocante servido com lardo e broa de milho.

 

Fred Trindade apresentou o Guyoza Mar e Terra com pézinhos de porco, camarão fresco (eu diria que estava quase vivo de tão fresco), tucupi, jambu, codium e cerrado. 

 

 Para harmonizar com as entradas, a minha escolha foi um surpreendente espanhol: com uma micro produção (1096 garrafas e 15 mangues), o Zerberos Vino Precioso 2008, do Enólogo Daniel Ramos, foi um dos melhores vinhos brancos que provei da Espanha ultimamente. Feito com 100% da variedade Albilo Real, na taça tem uma coloração única alaranjada; no nariz aromas defumados e de figos secos; na boca é firme, mineral e com alta acidez. Harmonizou muito bem com as duas excelentes entradas.

Custou R$286 na Casa do Porto (Belo Horizonte).

O próximo prato foi um tortellini de batata doce, pão queimado e taioba - inesquecível o frescor da massa preparada .bem fina e delicada, combinada com os crocantes. Este prato foi um dos sucessos da noite!

 

 O segundo prato principal foi um clássico do Trindade: magret de pato na brasa, café, baru e cítricos. 

 

 

Para a alegria dos convidados, a equipe complementou o menu comemorativo com o famoso Arroz de Pato do Trindade, marca registrada do Chef, que leva paio, ora-pro-nóbis e especiarias.

Para acompanhar o Tortellini e o Magret de Pato, foi escolhido o elegantíssimo Rosso di Montalcino 2011, do produtor Gianni Brunelli. Feito com 100% de Sangiovese, na taça tem uma coloração que me lembrou muito jovens Pinot Noir da Borgonha; aromas de frutas vermelhas frescas com um toque de barrica; e retrogosto longo escoltaram muito bem os pratos: a carne do pato com este vinho foi imbatível!

Custa R$150 na Vínica (disponível na carta do Restaurante Trindade.

Depois de degustar ingredientes regionais trabalhados com tanta maestria, as sobremesas fecharam o evento com chave de ouro.

Roberta apresentou o Canelone de maçã em versão folhada, com farinha de pistache e molho de doce de leite.

 

 E para prestigiar a equipe do Restaurante Trindade, o Chef Fred finalizou o evento com uma sobremesa criada pela sua equipe: pavê com bolacha de café, ganache de chocolate com flor de sal, macaron recheado com chantilly de lavanda, assinado por Helena Fonseca e Olívia Fonseca.

 

Difícil encontrar palavras pra agradecer ao meu amigo Fred Trindade por esta oportunidade. Além de amigo, o considero um dos melhores Chefs do Brasil, sem sombra de dúvidas!

Vida longa ao Trindade e aos Chefs brasileiros que transformam ingredientes típicos com suntuosidade.

O Restaurante Trindade fica em Belo Horizonte (MG): Rua Alvarenga Peixoto, 388 - Bairro Lourdes.

Mais informações, siga o perfil no Instagram: @trindadecozinhabrasil e @trindadebr

 

 

Curtir
Please reload

Posts Recentes

November 1, 2019

September 8, 2019

July 31, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload