Cadastre-se no mailing e receba promoções exclusivas, agenda de eventos e lançamentos do universo de Charutos.
FALE CONOSCO: thomas@tziemer.com | Jardins - SP. Brasil. FOLLOW ME: @tziemer
Todos os direitos reservados para Thomas Ziemer. Desenvolvimento por @mecomunica.mkt contato@m3comunica.com - São Paulo / SP. Brasil.

Festival Origens!

January 5, 2018

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2017 na cidade Cachoeira, no recôncavo baiano, aconteceu o primeiro encontro/congresso de charutos no Brasil. Este evento teve como sua base os 4 "C's" da Bahia: Charuto, café, chocolate e cachaça. Os participantes puderam conhecer toda a cadeia de produção dos charutos desde as sementeiras e plantação á fermentação e produção do charuto, harmonização dos charutos e palestras dos produtores, cultura local e muito história.

Na fazenda da dannemann, maior visita que fizemos, me impressionou as enormes plantações de folha de capa, a quantidade de armazéns de secagem de fumo, ao todo 89 armazéns e estão expandindo para 150! Nunca vi nada igual no mundo! Os processos de qualidade desde as sementes a escolha dos fumos para envelhecimento são rigorosíssimos resultando num charuto de extrema qualidade e grande potencial de envelhecimento. Geraldo Meneses nos guiou com paixão e maestria por toda Terra Dannemann. 

Chegando a Monte Pascoal, fomos recebidos pelo proprietário Lorenzo Orsi e seu energético e muito simpático diretor Rodrigo Gorga, após um ótimo café e agua de côco fomos visitar a plantação de "Mata Bonsussesso", fumo exclusivo da Monte Pascoal. Visitamos a fábrica toda e sua linha de produção, as instalações são de tirar o chapéu e o "humidor" onde estão envelhecendo cerca de 150mil charutos é algo de outro mundo! Tivemos a oportunidade de ver em primeira mão o lançamento do Monte Pascoal Década, comemoração dos 10 anos da marca!   

Na Menendez Amerino fomos recepcionados pelo icônico Félix Menendez onde tivemos uma breve conversa com um ótimo café antes de visitarmos a fábrica. Galpão imenso dividido entre as torcedoras experientes e as máquinas de cigarrilhas. O que me chamou muito a atenção foi o contato e entusiasmo do Sr Feliz com as torcedoras e o charuto em sim que não saia de sua boca! Muitas historias e baforadas acompanharam a ótima visita!

A nossa última visita foi na Leite Alves, uma das fábricas mais tradicionais e que depois de muitos anos fechada, está recuperando seu prestigio e fama. Fomos recebidos pelo proprietário Renato que com muito entusiasmo nos mostrou sua fábrica. O que gostei demais foi ver uma variedade enorme de bitolas, acredito ser a marca que mais tem bitolas diferentes no Brasil. Falando um pouco sobre este assunto com o Renato ele me contou que algumas formas de madeira foram "herdadas" da antiga Suerdieck e que ele se sente muito privilegiado em poder oferecer ao mercado antigos formatos como o double figurado! Na fábrica está sendo construído o primeiro museu de charuto no Brasil, já com muitas fotos históricas e documentos é muito bacana poder voltar no tempo e perceber que o charuto brasileiro tinha um prestigio enorme nã0 só em nossas terras, mas no mundo todo!

O evento foi um sucesso já na sua primeira edição reunindo os formadores de opinião mais respeitados do país, grandes fumadores de charutos, comerciantes do ramo e entusiastas! O evento só foi possível por conta da dedicação do SINDITABACO, Dannemann, Monte Pascoal, Menendez Amerino, Leite Alves e Cesar Adames. 

Confira mais detalhes do evento em www.festivalorigens.com.br e espero ver todos no próximo Festival Origens! 

Grande abraço e boas baforadas

 

 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

Curtir
Please reload

Posts Recentes

November 1, 2019

September 8, 2019

July 31, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload