Cadastre-se no mailing e receba promoções exclusivas, agenda de eventos e lançamentos do universo de Charutos.
FALE CONOSCO: thomas@tziemer.com | Jardins - SP. Brasil. FOLLOW ME: @tziemer
Todos os direitos reservados para Thomas Ziemer. Desenvolvimento por @mecomunica.mkt contato@m3comunica.com - São Paulo / SP. Brasil.

Havana e seus sabores

October 2, 2018

Quem pensa em Cuba pensa logicamente nos charutos, hoje é seu principal produto de exportação. Se perguntar a qualquer pessoa no mundo e mesmo que não fume charutos, ela vai reconhecer Cohiba, Montecristo, Partagás e Romeo y Julieta como marcas famosas e de grande prestígio.

Havana é uma cidade mágica e cheia de historia, fundada pelos espanhóis em 16 de novembro de 1519, a cidade fará 500 anos de historia no próximo ano! Com seus 4 fortes (La Punta, La Fuerza, El Moro e El Principe, são os nomes das 4 bitolas originais da marca San Cristobal del Habana) que protegeram a cidade do século 16 ao 18 dos espanhóis, Havana Vieja é onde foi fundada a cidade e onde grande parte do agito acontece, suas ruas de paralelepípedos antigos, grandes casarões históricos, é impossível caminhar baforando e não pensar em toda historia que passou por lá. 

Nem só de charutos vive Cuba, com a acensão dos restaurantes privados, os "Paladares", nome inspirado na novela brasileira Vale Tudo de 1988, onde a personagem interpretada pela Regina Duarte abre um restaurante chamado "Paladar", hoje em dia, todo restaurante privado tem o nome Paladar na frente.

A gastronomia cubana é simples e muito saborosa, ela é a base de arroz, feijão, banana, frango, porco e peixe, se come muito bem em qualquer paladar o famoso Moros e Cristianos (arroz e feijão cozidos juntos) e ropa vieja (pernil de porco assado e desfiado temperado com pimentão vermelho, tomate e cebola).

 

Porém nos últimos anos a gastronomia mais sofistica também aparece com a mesma maestria de grandes restaurantes pelo mundo, segue abaixo os restaurantes que fiquei impressionado com os pratos e locais:

 

- Paladar El Cocinero

 

No bairro de Vedado numa antiga fabrica de óleo de amendoim, um charmoso e sofisticado restaurante marca a nova cena "cult" da gastronomia e artes em Cuba, com uma area externa gostosa para fumar um puro enquanto aprecia um dos varios drinks do menu (melhor mojito da viagem) o grande charme são as salas dentro do prédio. Carpaccio de atum, arroz negro de lulas e uma excelente lagosta grelhada são os melhores pratos da casa. 

 

- Paladar Rio Mar

No começo do bairro de Miramar numa casa charmosa, se encontra o Rio Mar, uma mistura do glamour de Miami com a despojada e alegre Havana, na casa não tem menu, os pratos do dia são escritos numa lousa e a atração são os pescados frescos. 

 

 

- Paladar Ivan Chef Justo

No meu restaurante favorito de Havana, após subir dois lances estreitos de escadas, se chega a um pequeno paraíso com vista para o Museo da Revolução e os telhados de Havana Vieja, os drinks são autorais e muito bem feitos (atenção especial para o Punch de Frutas tropicais e o ótimo café no final da refeição). Além da decoração incrível do lugar, o que chama a atenção é a sofisticada cozinha com foco em frutos do mar nobres (caranguejo, lagosta, peixes). A caldeirada de frutos do mar e a paella estava fenomenais! 

 

 

- San Cristobal 

 

No bairro Centro Havana se encontra o mais famoso e antigo paladar da cidade, o San Cristobal, local de encontro de celebridades como Beyonce, Jay Z, Robert Plant, Barack Obama entre outros, a gastronomia é simples e não valeria a visita apenas pela comida mas a subida até o restaurante passando pela "sala dos lustres" e o bar no roof top após o jantar valem a ida ao San Cristobal. 

 

- Conde de Villanueva 

 

Uma das melhores paellas da cidade (Hostal Valencia) esta sendo agora servida no Hotel Conde de Villanueva, um dos poucos restaurantes de Havana com ar condicionado que permitem fumar dentro é um oasis para as temporadas de muito calor, enquanto se espera a Paella ficar pronta (20-30 min) comece bebendo um vinho branco petiscando um coquetel de camarão, vale a pena a espera. Após o almoço não deixe de fumar um charuto no jardim interno do hotel. 

 

Espero que tenham gostado de mais uma matéria, grande abraço e boas baforadas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curtir
Please reload

Posts Recentes

November 1, 2019

September 8, 2019

July 31, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload