Nick Perdomo, fundador da marca que leva seu nome é uma das grandes lendas vivas do charuto off cuba, responsável por uma reputação de tabacos de alta qualidade e controle de produção é hoje uma das maiores referências do mercado.
Com inúmeras linhas disponíveis e estilos diferentes, os preços vão de 3.75 a mais de 15 dólares por charuto, fazendo desde simples tabacos até series especiais e limitadas. As linhas que mais gosto são as que vou detalhar mais nesta matéria, a Lot 22, Perdomo Champagne e Perdomo 20th Aniversary.
A historia da familia com o tabaco começa com o avô e tio avô de Nick, seu avô foi gerente da fabrica de Partagás dos anos 1930 a 1940 e seu irmão foi Ministro do Tabaco de Cuba por 44 anos. O pai de Nick, Nick “Senior" se mudou para Cuba e trabalhou na fábrica da H. Upmann e nos anos de 1940 já era gerente geral da fábrica em Havana, uma das fabricas de maior prestigio da época.
Após a revolução cubana de 1959, as empresas de charuto foram estatizadas e os funcionários que não quiseram ficar na ilha, tiveram que se mudar para outros países, esse foi o caso dos Perdomo que eram originários da Costa Rica.
A primeira fábrica dos Perdomo foi aberta em Tampa em 1995 mas buscando estar mais próximo das matérias primas e buscar sempre um controle de qualidade maior do tabaco, Nick muda sua operação para a Nicaragua.
Com a mentalidade e “treino” nas fábricas Cubanas de Partagás e H.Upmann aprendendo que para se ter um bom charuto você precisa estar presente em todos os processos do charuto, desde a seleção das sementes até o envelhecimento do charuto pronto, a familia que já produzia 1 milhão de charutos por ano se mudam para Esteli na Nicaragua onde já haviam 4 fábricas de charuto apenas, hoje são mais de 709 marcas instaladas na região.
O processo de se fazer uma nova linha é confiado em 7 degustadores com paladares treinados e quando lançado no mercado, Nick apenas considera que o lançamento faz sucesso após 4 anos de vendas constantes deste novo charuto e são delas que vou falar agora.

Perdomo Champagne é uma das linhas mais elegantes e antigas da marca, já com 19 anos no mercado é um charuto que vem num celofane amarelado em referencia ao champagne Louis Roederer Cristal, aromatico, intenso e leve é uma maravilha para fumar num dia quente ou pela manhã.
Perdomo Lot 23 é a referencia da localização da plantação dos fumos deste ótimo tabaco, com duas capas, a Habano e a Connecticut, este tabaco trás aromas de cedro e couro, um charuto serio e mais encorpado que o champagne e envelhecido por pelo menos 1 ano se torna um charuto sedoso e muito serio de ser fumado.
Perdomo 20th Aniversary é uma linha que foi lançada a 5 anos e já é um grande sucesso, com ring mais generoso e potencia, é um tabaco macio, de fumaça densa, retrogosto longo com um potencial de envelhecimento enorme.
Espero que tenham gostado desta matéria, grande abraço e boas baforadas.