Napoleão Bonaparte, Victor Hugo, Tom Jobim, Winston Churchill, Vinicius de Moraes, o que todas estas personalidades tem em comum? Todas frequentaram a tabacaria A la Civette, isso porque ela foi fundada em 1716 no mesmo endereço que se encontra até hoje, atrás do Museo do Louvre que já sediou o palácio real, onde a realeza francesa morou por mais de 3 séculos.
A tabacaria hoje mudou bastante desde a sua fundação que antes vendia basicamente fumos para cachimbo, destilados do Caribe e vinhos do Porto e Madeira, desde a invenção e produção em escala do que chamamos de charuto, a la Civette começou a vender os mesmos.
Hoje posso dizer quer a loja se especializou em acessórios de luxo como Dupont, Ellie Bleu, Dunhill, Siglo entre outros e uma seleção precisa e rara de Runs do mundo todo numa salinha em anexo muito charmosa, a seleção de charutos é a trivial (cubanos e off cubas), nada de especial ou vintage e os preços são tabelados na França, então o que torna esta tabacaria especial? A poucos passos se encontra o Jardim du alais Royal (Jardins do Palácio Royal) onde tem lugares para sentar, fumar, tomar um café e apreciar a linda paisagem. As leis antifumo em locais fechados em paris são muito rígidas e não tem nenhuma tabacaria onde se possa fumar dentro.
A la Civette: Rue Saint Honore 157, Paris