Para amantes da boa Gastronomia, eu recomendo uma imersão à cultura libanesa num modesto e delicioso pedacinho de São Paulo, o Restaurante Sainte Marie.

Eu até entendo quem consiga resistir aos sabores intensos e texturas da culinária libanesa, mas não acredito que irão conseguir resistir à simpatia do Chef Stephan Kawijian. Dono de um sorriso cativante, o libanês que reside há 20 anos no Brasil, recebe todos os dias seus clientes na porta do seu restaurante com um largo sorriso e um abraço apertado. Stephan é apaixonado pela sua profissão, pelo restaurante, pela sua equipe, pelo bairro, pela rua... pela VIDA! "Merci" é uma das palavras mais ditas no seu vocabulário e o sentimento de gratidão está em todos os momentos desta deliciosa experiência. Carinhosamente apelidou o Sainte Marie de "Fofolândia", e é neste local repleto que de paixão que sua mágica acontece.



Eu sou habitué do Sainte Marie e elegi meus pratos favoritos do cardápio para compartilhar com vocês. Mas não exito em falar: tudo, absolutamente tudo no Sainte Marie, tem sabor e execução impecáveis.
O Chef Stephan acorda todas as manhã para colocar a mão na massa, em uma busca incansável por novos sabores. Sempre que vou lá tem uma deliciosa surpresa no cardápio.
Bom, vamos ao que interessa: os pratos - impossível não abrir seu apetite!
Para iniciar, coalhada seca com "fofostache".

Humus: grão de bico, tahine, alho e al-zeit.

Esfiha de carne aberta.

Esfiha de paleta de cordeiro e coalhada.

Uma das surpresas do cardápio foi a esfiha aberta de zaatar, uma mistura de especiarias usada como condimento e originária do Oriente Médio, muito utilizada na culinária árabe.

O Kibe é carro-chefe do Sainte Marie e aparece nas mais variadas versões: assado, crú e montado. A mistura de temperos resulta em sabores incríveis, e devido ao equilíbrio e qualidade dos ingredientes, você não sairá de lá com aquela sensação de "alho no paladar", característico de muitos restaurantes árabes.

O kibe montado é uma das sensações do cardápio, uma receita desenvolvida pelo Restaurante Yallah em homenagem ao Sainte Marie. Andares de carne crua e não crua, Tabouleh sem trigo, coalhada e finas fatias de cebola caramelada.

Depois de tantas delícias, não poderia faltar a sobremesa. Ou melhor, "as" sobremesas.
O famoso mousse de chocolate em todas as versões de tamanho: desde uma generosa colher até um pote que você pode levar para casa.

Baklawa de nozes, pistache e mel de laranjeira. Um doce muito tradicional no Oriente Médio.

Ataif de nozes, pistache, calda de mel e hortelã.

Mercizão ao meu grande amigo Stephan que tem paixão pela sua profissão e carinhosamente nos proporciona uma experiência tão inesquecível. Sou grande fã do seu trabalho e recomendo!

Além de vivenciar essa experiência única no restaurante, você pode levar um pedacinho do Líbano para sua casa - o Sainte Marie tem uma lojinha com diversos produtos em embalagens para Take&Go.
O Sainte Marie Gastronomia fica na rua Dom João Batista Costa, 70. Jardim Taboão - São Paulo/SP.
Acesse www.facebook.com/saintemariegastronomia